Técnicas para ressuscitar telefones…

O seu telefone morreu? Antes de lhe fazer as honras fúnebres e de ficar nostálgico com as facilidades de funcionamento, desesperado com os dados perdidos ou de contabilizar os milhares de horas que o telefone deu para a causa, fique a saber que há forma de tentar trazer o seu bebé de novo à vida. Fique aqui a conhecer algumas:

Soft reset

Todos os telemóveis têm uma função de soft reset. Ou, como quem diz, uma maneira de os reiniciar semelhante ao modo como se reinicia um computador. Cuidado. O soft reset elimina todos os dados não guardados. No entanto, as informações já armazenadas no telemóvel permanecem.

Android: em quase todos os modelos Android o soft reset faz-se simplesmente desligando a máquina e voltando a ligá-la com o botão de energia.

BlackBerry (QWERTY): mantenha premidas as teclas ALT-CAP-DEL. Largue-as quando o ecrã ficar branco.

BlackBerry (SureType): prima as teclas ALT-CAP e Shift da direita-DEL. Largue-as quando o ecrã ficar branco.

BlackBerry (ecrã de toque): desligue o BackBerry e retire a bateria por mais de 30 segundos. Volte a colocar a bateria e a ligar o aparelho.

iPhone 4 e anterior: mantenha premidos os botões de Dormir/Acordar do topo do dispositivo e o botão Home durante uns dez segundos. O ecrã deverá ficar em branco e aparecerá o logotipo da Apple quando o aparelho estiver a reiniciar.

iPhone 4S: mantenha premidos os botões de Ligar/Desligar do topo do dispositivo e o botão Home durante uns dez segundos. O ecrã deverá ficar em branco e aparecerá o logotipo da Apple quando o aparelho estiver a reiniciar.

Windows Phone 7 (todos os modelos): desligue o telefone e volte a ligá-lo. Se isto não corrigir o problema, retire a bateria, espere um pouco mais do que 30 segundos e volte a colocá-la.

Nokia (todos os modelos): desligue o telefone e retire a bateria por 30 segundos ou mais. Reinstale a bateria e volte a ligar o telemóvel. Ou então, introduza *#7380# e escolha Sim.

Todos os outros smartphones: regra geral, pode-se fazer uma soft reset desligando o telemóvel, retirando a bateria por 30 segundos e voltando a ligar o telefone.

Hard Reset

Um hard reset, repõe as definições de fábrica do telemóvel. Perderá todos os dados e as aplicações que tiver instaladas. Antes de fazer um hard reset, retire o cartão de memória do telemóvel para poder recuperar os dados que lá estiverem.

Android: uma dos seguintes formas para fazer um hard reset deverá funcionar, dependendo do telefone e da versão do Android. Abra o menu das aplicações. Prima em Definições, Armazenamento de SD e Cartão, Reposição para as Definições de Fábrica e siga as instruções no ecrã.

  • No menu principal, prima Menu, Definições, Privacidade e Reposição para as Definições de Fábrica. Siga as instruções no ecrã.
  • No menu principal, prima Menu, Definições, Segurança e Reposição para as Definições de Fábrica. Siga as instruções no ecrã.

Google Nexus: desligue o telemóvel. Mantenha premido o botão de redução do volume, ao mesmo tempo prima e solte o botão de energia. Use o botão de redução do volume para seleccionar, na lista de opções, Limpar Armazenamento. Prima o botão de energia e confirme a selecção premindo o botão de aumento do volume.

HTC: prima Iniciar e depois a seta virada para a direita. Prima Definições, Sobre, e depois Reponha o seu telemóvel. Prima Sim, e outra vez Sim. Se tiver o ecrã congelado, desligue o telemóvel. Mantenha premido os botões de aumento e redução de volume, e toque brevemente no botão de energia. Quando aparecerem no ecrã instruções para repor o aparelho, largue os botões de volume.

Samsung Galaxy Nexus (Android 4.0): desligue o telefone. Prima os botões de aumentar o volume e de energia. Aparece o menu de recuperação. Aí use o botão de redução do volume e seleccione Recuperação. Depois prima Energia. O telemóvel reinicia, processo que pode levar o seu tempo. Se não reiniciar, retire a bateria e espere 30 segundos. Volte a encaixá-la.

BlackBerry (todos os modelos): retire a bateria por 30 segundos. Reinstale a bateria e volte a ligar o aparelho.

BlackBerry Bold, Storm, Curve, Tour, Torch: clique no ícone Opções do ecrã principal. Seleccione Segurança e depois Eliminação de Segurança. Para a eliminação mais completa e reposição das definições de fábrica, seleccione as três opções. Escreva a palavra BlackBerry e clique em Eliminar.

iPhone (todos os modelos): no ecrã principal, prima Definições, Geral, Repor e Repor Todas as Definições. Isto repõe todas as preferências, mantendo as aplicações e os dados. Se não funcionar, no ecrã principal prima Definições, Geral, Repor, Apagar Todo o Conteúdo e Definições. Isto apaga todos os dados e aplicações e repõe as definições de fábrica.

Windows Phone 7 (todos os modelos): prima Iniciar e prima a seta voltada para a direita. Prima Definições, Sobre e Repor o seu telemóvel. Prima Sim e outra vez Sim.

Nokia (todos os modelos): com o telemóvel ligado ou em modo standby, escreva *#7370# e seleccione Sim. Poderá precisar de introduzir o seu código de bloqueio para confirmar. Se o telemóvel não se ligar, experimente premir o botão de ligar/desligar, * e 3 ao mesmo tempo.