Grandes Negócios que nascem por acidente…

Já todos sabemos que Bill Gates, Steve Jobs e Bill Hewlett começaramos respetivos negócios nas garagens e terá sido por mera conjuntura cósmica e visão de empreendimento que os respetivos negócios resultaram.

Mas há outro tipo de grandes negócios que começaram por outro tipo de acidentes. Vejamos o caso da Boeing… Se não fosse um espetáculo de aviação que William Boeing viu em Washington por volta de 1900, teríamos tido apenas um grande investidor em madeiras e, quem sabe se a Ikea não teria nascido na América…

É claro que ao seu génio empreendedor ajudaram os conflitos armados em que os Estados Unidos se envolveram e a tecnologia roubada aos alemães derrotados em 1945. São desta altura os desenvolvimentos da propulsão a jato e o conceito de stratotankers e do reabastecimento aéreo, produtos que Boeing desenvolveu e que deram grande notoriedade aos seus produtos,… além de recursos para depois empregar no desenvolvimento de produtos “civis” como é o caso do Boeing 747, o avião mais facilmente reconhecido de todos os tempos.