EUA estreiam sistema de alertas a quem troca conteúdos ilegais

Começou esta semana a funcionar nos Estados Unidos um sistema de alerta que avisa os utilizadores sempre que sejam detetados downloads ilegais.

O sistema chama-se The Copyright Alert System e é uma iniciativa da indústria discográfica e cinematográfica e será usado pelos cinco principais ISPs do país, que têm a tarefa de contactar os utilizadores detetados a trocar contéudos ilegais a partir de redes peer-to-peer.

Ao contrário do que acontece em alguns países da Europa – como França – os “piratas” receberão até seis avisos, num sistema que pode ter nuances diferentes consoante o prestador de serviços de acesso à Internet em questão.

tech-022613-002-617x416Os primeiros avisos serão alertas sem consequências, a partir do terceiro ou quarto o utilizador terá de demonstrar que recebeu o aviso e que está consciente dos possíveis impactos da sua conduta ilegal.

Ultrapassado esse limite máximo de avisos, o utilizador pode ser alvo de medidas mais drásticas, como ser alvo de um downgrade de velocidade ou ver o seu tráfego redirecionado até serem detetadas medidas que corrijam as ações ilegítimas.