Foxconn quer sair da China?

foxconn

Há rumores no mundo das TI de que um dos maiores fabricantes de eletrónica está a planear parar de produzir na China. O próximo iPhone já poderá ser feito no Brasil ou na Indonésia.

Os rumores ganharam força depois de se saber que a Foxconn não tem planos para recrutar novos trabalhadores na China, noticia o Digitimes. Apesar de ter 13 fábricas na China que fornecem equipamentos para todo o Mundo, tudo indica que a Foxconn pretende deslocalizar as linhas de produção para o Brasil, Indonésia, Taiwan e mesmo para os EUA.

Recorde-se que a Foxconn tem estado na mira da imprensa internacional e de ativistas pelas más condições de trabalho e de vida que proporciona aos seus funcionários.

Os responsáveis do fabricante não quiseram comentar o tema, mas alguns analistas consideram que a empresa ainda vai fazer um investimento importante na China, ainda em 2013.Na China, as autoridades estão a conceder cada vez mais proteção aos direitos dos trabalhadores, o que está a encarecer a mão-de-obra local. No entanto, o país ainda tem vantagens face aos concorrentes diretos em termos de infraestruturas e de custos.