Investigadores criam fibra ótica capaz de transferir 10 TB por segundo!

O segredo para a velocidade desta nova fibra ótica está na constituição oca dos cabos, que permite transferir dados a uma velocidade alucinante.

A novidade foi avançada pela revista Nature, que revela os resultados dos primeiros testes feitos ao produto. Investigadores britânicos, conseguiram resultados mil vezes superiores relativamente às ligações atuais e alcançaram a barreira dos 10 TB transferidos por segundo.

fibra_optica_back

Os novos cabos alcançam esta velocidade na transmissão de ondas eletromagnéticas devido ao facto de o seu interior estar praticamente vazio. Nos cabos tradicionais, constituídos por plástico ou vidro, as transferências tornam-me mais lentas quando existe um canto ou uma curva que o feixe de ondas eletromagnéticas é obrigado a percorrer.

Estes “contratempos” conduzem, inevitavelmente, à perda da velocidade do sinal. Contudo, a propagação dos dados feita através do ar ou vácuo torna as comunicações mais rápidas e fiáveis, de acordo com os investigadores de Southampton.

A criação ainda vai demorar, provavelmente, alguns anos até chegar aos fornecedores e aos consumidores. Primeiro, os novos cabos ainda vão ser testados em grandes centros de dados.

Comentários

  1. Estes novos cabos permitem a ligação ao mundo com uma rapidéz que ninguém poderia imaginar.

  2. Estes novos cabos permitem a ligação ao mundo com uma rapidéz que ninguém poderia imaginar.