IBM produz o filme mais pequeno do Mundo!

Os especialistas em nano física da IBM criaram o filme mais pequeno do Mundo, feito através do movimento de átomos individuais de carbono, em cima de uma superfície de cobre.

O filme com o nome “A Boy and his Atom”, tem uma duração de 60 segundos. A gravação é composto por 242 frames, tendo cada um deles cerca de 50 átomos de largura. Em termos de comparação, e para terem realmente a ideia de como é um filme de dimensões extremamente reduzidas, um cabelo humano tem cerca de 1 milhão de átomos de largura, ou seja é 20 mil vezes maior do que o filme.

a-boy-and-his-atom-crop-poster-640x353

O filme mais pequeno do mundo, que já recebeu a certificação do Guiness World Records, foi criado usando um microscópio de varredura (STM).

O microscópio tem cerca de duas toneladas e a temperatura de operação é um pouco acima dos zero graus absolutos, -268 graus Celsius. Um microscópio de varredura é resumidamente uma agulha que se move sobre a amostra que se quer analisar a menos de um nanómetro de distância, mais uma vez em termos de comparação um cabelo humano tem cerca de 100 mil nanómetros de largura. É depois aplicada uma carga negativa à amostra e uma carga positiva à agulha, sendo que o STM regista depois depois as alterações conforme a agulha passa sobre as saliências. Com uma carga maior a agulha é capaz de pegar em átomos individuais e move-los para uma nova localização.

Uma equipa de quatro cientistas demorou duas semanas, com 18 horas de trabalho diário a criar o A Boy and his Atom, cerca de 1.3 horas por cada imagem criada.

Podem ver o filme no vídeo abaixo: