Novas formas de utilização dos smartphones

wireless charging

Ainda que os hardwares e as funcionalidades dos telemóveis e smartphones tenham sido muito alteradas, há uma funcionalidade que se tem mantido sem grandes alterações e, se num primeiro período, estava em tendente desuso, voltou a ser usado com frequência já que com as tais novas funcionalidades, as baterias dos terminais têm cada vez menos capacidades: falamos do ato de pôr o telemóvel a carregar.

Houve já algumas propostas para retirar a dependência da tomada e do emaranhado dos cabos de carregamento, mas, até agora essas soluções revelavam-se pouco práticas e algo dispendiosas. A Nokia está a tentar também a sua sorte neste nicho de mercado ao disponibilizar uma placa de indução magnetizada que, usada em conjunto com uma almofada fatboy, faz com que a colocação por cima da almofada de um Nokia Lumia 920, 820 ou 720 seja suficiente para o seu carregamento. Com um custo situado à volta dos €100, há operadoras, como é o caso da Vodafone que estão a oferecer o equipamento em caso de fidelização.

Esta almofada de indução magnetizada não utiliza magia, apenas ciência, e consegue realizar o carregamento da bateria por indução magnética, usando uma base emissora de corrente composta por um rolo de compósitos metálicos que criam um campo magnético através do qual é induzida voltagem. No telemóvel existe uma bateria com um rolo semelhante, mas que vai funcionar como o recetor da corrente induzida.  Modernices, é o que é…