3 meses por uma cirurgia

cirurgia

Em média, os portugueses esperam 3 meses para a realização  de uma cirurgia. Estes são os dados apontados pelo relatório do SIGIC, o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos em Cirurgia, que apontam para uma diminuição generalizada dos tempos de espera. Ainda assim há patologias que têm tempos de espera especiais, como é o caso do tratamento da obesidade e do cancro, em que o primeiro pode chegar aos nove meses e os segundos aos 26 dias.

Ainda assim, o mesmo relatório diz que cerca de 15,1% dos pacientes viram o estes tempos ultrapassados, o que nos leva às cerca de 30.000 desistências enquanto esperavam pela realização do procedimento e às cerca de 1800 mortes de pacientes que esperavam pela sua operação. No entanto estes números surgem num contexto de franco aumento dos pacientes intervencionados em quase 500.000 de 2012 para 2013.

O SIGIC foi introduzido em 2004, regula atividade cirúrgica na dependência do SNS e dele dependem quase todos os episódios e toda a atividade deste ato médico.