Carros vão ligar automaticamente para o 112

Os automóveis novos vendidos na europa vão integrar sistemas eCall, uma tecnologia que estabelece um contacto imediato com os serviços de emergência em caso de acidente.

A plataforma deverá estar completamente funcional a partir de outubro de 2015, altura em que todos os modelos de automóveis de passageiros e veículos comerciais ligeiros vendidos na União Europeia terão que ter o sistema eCall instalado.

A meta desta tecnologia é assegurada por duas propostas legislativas adotadas esta quinta-feira pela Comissão Europeia, que estabelecem a criação da infraestrutura necessária para a receção e tratamento adequado das chamadas, assegurando a compatibilidade, interoperabilidade e continuidade do serviço eCall em toda a União Europeia.

BKL-1

Este serviço é ativado automaticamente quando os sensores integrados no carro detetam um embate violento. Uma vez ativado, marca o número de emergência (112) , estabelecendo contacto com o centro de resposta correspondente, para enviar dados como a hora exata do acidente, a localização do veículo e o sentido de circulação em que este seguia.

O sistema também pode ser ativado manualmente , por exemplo um roubo à mão armada, carregando num botão instalado no veículo.

De acordo com as previsões da CE, o eCall vai acelerar os tempos de resposta nestes casos em cerca de 40% nas zonas urbanas e em 50% nas zonas rurais, salvando pelo menos 2.500 vidas por ano.

As propostas legislativas adotadas necessitam agora de ser aprovadas pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu, o que sem dúvida nenhuma serão aprovadas.