Uma rede social para os mais pequenos

KuddleChama-se Kuddle e é uma rede social destinada a menores de 13 anos que têm assim a primeira entrada no mundo das relações sociais online. Com um público alvo claramente definido, os criadores da Kuddle deram-lhe o foco de proteção e anti bullying, Neste sentido e, ainda que a rede social se destine a menores de 13 anos, eles têm que ser orientados por um adulto que deverá fornecer o seu endereço de email para que a conta possa ser supervisionada e ativada. O tutor adulto terá também a responsabilidade de ensinar ao seu protegido comportamentos corretos face a possíveis dilemas que possam aparecer no ecrã dos mais pequenos.

As crianças podem partilhar fotos, legendá-las, fazer desenhos e dar asas à imaginação. Mas não existem comentários nem são permitidos hashtags para não haver hipótese de ofensas (cyberbullying), não há localização geográfica e os ‘gostos’ nas fotos dos amigos são feitos de forma anónima para evitar competições e concursos de popularidade. Sempre que se partilha uma fotografia, a aplicação faz ainda perguntas como “concordas que o bullying online é tão mau como na vida real?”. O objectivo é deixar as crianças a pensar sobre o comportamento adequado a ter em fóruns online. A aplicação tem até uma mascote: um urso chamado Kodi Kuddle, o primeiro amigo de quem se regista pela primeira vez na app.

Este facebook para pequeninos parece uma proposta sólida para os mais novos e é bem ilustrativa do ciclo de vida das redes sociais… Parece já terem atingido a maioridade e estão agora a segmentar os públicos sobre os quais podem atuar (desde que o segmento seja interessante em receitas, claro!
).