Primeiro carro produzido a partir de impressora 3D

impressao3d2Os usos que quotidianamente estão a ser descobertos para utilização das impressoras 3D não param de aumentar. Desta feita, a Local Motors, uma empresa norte americana, produziu um protótipo de um carro desportivo bem ao estilo do Ariel Atom e outros carros quase desenhados a lápis e a esquadro para os dias de pista, que deverá chegar ao mercado com um custo compreendido entre os 13 e os 18.000 dólares.

O Strati, um nome escolhido do italiano “camada”, foi impresso em 44 horas, e conta com componentes mecânicas que incluem uma bateria, motor e suspensão, que foram obtidas de várias fontes, entre as quais o carro elétrico da Renault, o Twizy. O primeiro test drive já foi feito, com sucesso, juntando mais um passo ao processo que pode levar à comercialização ainda este ano, depois das necessárias autorizações e certificações. O modelo escolhido para o Strati foi selecionado de entre mais de 300 propostas e o material usado é semelhante ao que se aplica no fabrico dos Legos. 

Antes deste carro, já foram construídas casas, armas, satélites e outros equipamentos complexos através desta técnica de impressão. A faltar mesmo fica a impressão de uma impressora 3D e alguém dizer que estas impressões provocam cancro… Não é o que costuma acontecer?