É a economia, estúpido!

PT + OIOs tormentos da Portugual Telecom ainda não acabaram. As ações da operadora histórica de telecomunicações continuam a sua expiral descendente, perdendo hoje cerca de 20% relativamente à cotação que tinha na praça de negociação portuguesa, na passada Sexta-Feira. Segundo se consegue apurar de várias notícias já escritas hoje, a PT vale hoje em bolsa menos do que a aplicação em papel comercial da Rio Forte (do Universo GES) feita em abril último.

As ações da PT em bolsa são, atualmente, apenas um veículo dono de uma posição de 26% da empresa resultante da fusão entre a Oi e a PT e a dívida da RioForte. Depois da revelação de que foram aplicados, em abril, 897 milhões de euros da tesouraria da PT em instrumentos de dívida de curto prazo da RioForte – cujo pagamento falhou, entretanto – a PT ficou com uma opção para a compra de mais ações de modo a elevar a posição para 37%, a porção originalmente definida no acordo de fusão. Também a penalizar os títulos da PT na bolsa está uma nota de análise emitida no final da semana passada pelo banco Morgan Stanley, que atribuiu um preço-alvo de 0,79 euros às ações, sugerindo que os títulos ainda podem cair mais na bolsa.

Quem se está a rir de tudo isto é Belmiro de Azevedo que quis comprar uma empresa 25 vezes maior do que a “sua” optimus e agora não valerá mais do que uns trocados de bolso…