Microsoft lucra milhões com androids Samsung. Como é que é?

samsung-vs-microsoftSendo uma das mais antigas empresas a atuar na área tecnológica é natural que a Microsoft tenha uma grande quantidade de patentes e de invenções que, mediante acordos de licenciamento, cede a outros construtores de equipamentos (mais na vertente de hardware) como é o caso da Samsung Estes acordos estão neste momento em causa já que a Samsung se está a recusar a fazer os respetivos pagamentos depois de a Microsoft ter adquirido a unidade de telemóveis da Nokia estando assim a demonstrar concorrência desleal.

A Microsoft colocou a questão nas mãos da justiça, mas a vida tem que continuar e a “boa” relação comercial entre ambas as empresas parece estar assegurada. Numa recente visita do novo CEO da Microsoft  Satya Nadella, convenceu a Samsung a deixar de utilizar a sua própria aplicação de processamento de texto para passar a utilizar o Microsoft Word, ao mesmo tempo não deixa de ser estranho o facto de que a Samsung continua a construir equipamentos baseados em Windows, quer sejam smartphones, tablets ou computadores. Quanto ao valor exigido pela Microsoft será o tribunal a decidir se a Samsung paga, ou não. A Microsoft utiliza as receitas provindas das suas patentes para colmatar segmentos de negócio que não estão tão desenvolvidos como é o caso da xbox, por exemplo.

Para finalizar e complicar mais um pouco as contas de quem já as tentou fazer, resta mencionar que a Microsoft também paga direitos de licenciamento de invenções à Samsung, ainda que num volume bastante mais inferior.