Impressora 3D para lentes de contacto

Investigadores da Universidade de Princeton, nos EUA, criaram uma impressora 3D que, no futuro, pode ameaçar o Google Glass. Isso porque a máquina tem potencial para imprimir lentes de contacto inteligentes.

Actualmente, o equipamento é capaz de imprimir apenas LED e, muito em breve, a equipa McAlpine, que lidera a pesquisa, espera imprimir também OLEDs.
Segundo o CNET, a impressão é feita em cinco camadas. A primeira é um anel de nanopartículas de prata, para conduzir um circuito. Depois existem duas camadas de polímero para abastecer e suportar a transferência de corrente eléctrica na próxima camada, que, por sua vez, é composta de nanopartículas de seleneto de cádmio (os pontos quânticos do LED) contidos em sulfeto de zinco. Por fim, a camada do topo é o cátodo, feita de gálico-índio eutético.

Uma ressalva apenas: mesmo sem imprimir o material gelatinoso das lentes, o LED, que pode reproduzir informações de um smartphone ou outro aparelho, já é meio caminho andado para uma possível lente inteligente.