VW Carocha com 30 anos vale €800.000

Mas não é um carocha qualquer… É o carocha azul de 1987 do presidente uruguaio José Mujica, conhecido como o presidente mais pobre do mundo que em breve deixará de o ser por terminar o seu mandato. O célebre carro azul, que terá um valor corrente de pouco mais de €2000 está a ser inflacionado por vários admiradores do trabalho abnegado e dos valores defendidos pelo presidente ancião de 79 anos.

A oferta teve lugar na Bolívia, em junho, à margem de um encontro do grupo G77-China, e partiu de um Sheik. “Eu olhei para ele outra vez e perguntei-lhe para repetir porque não acreditei no que estava a ouvir”, afirmou o presidente. Mas esta nem foi a única oferta pelo “fusca”, como dizem os brasileiros. Em setembro, o embaixador do México no Uruguai, Felipe Enriquez, ofereceu-lhe em troca dez tratores, mas nada.

Mujica está nesta altura a avaliar o negócio e já afirmou que, se se concretizar, grande parte do valor conseguido pela venda do seu VW irá para o projeto menina dos seus olhos, Plan Juntos, um projeto habitacional do governo que ele promoveu.