Google pretende trocar o Gmail pelo Inbox

O Google pretende substituir o Gmail pelo Inbox, serviço que gere os e-mails lançado há dois meses. Numa secção de perguntas e respostas com utilizadores no fórum Reddit, engenheiros que trabalham no projecto afirmaram que a troca está prevista para breve.
«O Inbox é algo novo – por isso lançámo-lo como um produto separado. Preocupamo-nos profundamente com o Gmail e os seus utilizadores, mas a longo prazo, conforme adicionarmos mais recursos ao Inbox e correspondermos ao retorno dos utilizadores, esperamos que todos queiram usar o Inbox no lugar do Gmail», afirmou Jason Cornwell, o chefe de design da equipa. «Em última análise, os nossos utilizadores é que irão decidir.»
Segundo o executivo, os recursos do novo serviço não foram adicionados directamente ao Gmail porque a intenção do Google era desenvolver uma aplicação que realmente ajudasse o utilizador a ter controlo de sua vida.
«Descobrimos que muitas pessoas usam o e-mail como uma lista de tarefas. O uso do telemóvel está a encobrir os desktops e muitos têm sentimentos negativos quanto aos e-mails porque estes parecem dar muito trabalho», explica.
Além da empresa, a IBM também está a tentar renovar o formato do correio electrónico para que este recupere a relevância de outrora na comunicação digital.